O líder da oposição na Câmara em 2026 será o deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL-PB). Em entrevista nesta sexta-feira (28), o parlamentar, que está exercendo seu primeiro mandato, disse que a escolha foi unânime e comemorou “representa o reconhecimento do exercício parlamentar a todo tempo”. Sua principal pauta é a da segurança pública.
A oficialização foi feita pelo líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), na noite da última quinta-feira (27). Gilberto Silva é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e transita com facilidade também entre as lideranças do Centrão. Ele substituirá o deputado Luciano Zucco (PL-RS), que disputará o governo do Rio Grande do Sul na próxima eleição.
Gilberto Gomes da Silva é um policial militar e foi eleito como um dos parlamentares que obteve mais votos no pleito em 2022. Com uma atuação referência em apresentações de projetos e participação ativa em sessões, já passou por posições de vice-liderança da própria oposição, como da bancada do PL e da minoria na Câmara.


