A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está promovendo um curso de gastronomia voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem duas vezes por semana na sala de capacitação do Restaurante Popular de Mangabeira e também na Associação de Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), atendendo um total de 72 alunos.



O curso segue até o mês de novembro e tem como foco o uso criativo e saudável dos alimentos. Durante as aulas, os participantes aprendem a evitar temperos prontos e a valorizar o sabor natural dos ingredientes, além de conhecer técnicas de reaproveitamento alimentar. “Aqui eles aprendem a fazer receitas com aproveitamento da casca da banana e do abacaxi, por exemplo. Aprendem receitas sem glúten e sem lactose para pães, bolos e alimentos regionais”, destacou o professor Fabiano Silva.
Além do aprendizado culinário, o curso também oferece orientação sobre empreendedorismo. Os alunos recebem dicas para abrir o próprio negócio, bem como estratégias para melhorar e ampliar as vendas de quem já possui um comércio, fortalecendo a geração de renda e oportunidades.




Uma das alunas é Nanda Lima, que já tem seu comércio de caldinhos, mas decidiu participar para aprimorar seus conhecimentos. “Eu sempre gostei de fazer comida, pra mim é um local de afeto e me lembra minha avó. Com muito trabalho consigo viver disso. É muito gratificante fazer esse curso, porque também fazemos amizades e trocamos conhecimento”, relatou.


Outra aluna é Laudeci Pereira, que trabalha com cadeiras e mesas na praia, mas está planejando mudar de área. “Vim fazer esse curso a partir da divulgação de uma amiga e estou aprendendo muito. Sempre gostei de aprender e a gente não pode ficar parada”, completou.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de João Pessoa reforça o compromisso em oferecer capacitação profissional, oportunidades de geração de renda e mais autonomia para quem busca transformar sua realidade por meio da gastronomia.
-
-
Texto: Eloísa Cândido
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Kleide Teixeira
-