Começa nesta segunda-feira atendimento online para agilizar serviços de alvarás, certidões e Habite-se

A partir desta segunda-feira (3), quem precisa resolver pendências junto à Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) não precisará mais sair de casa. O órgão municipal passa a oferecer atendimento online para tirar dúvidas sobre processos de alvarás, Habite-se, certidões, reformas e demoliçõesentre outros serviços, através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

A novidade integra as ações de modernização da gestão pública e tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil, prático e acessível, reduzindo o deslocamento de cidadãos e profissionais até o Centro Administrativo Municipal (CAM).

De acordo com o secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, durante os meses de novembro e dezembro o público poderá optar entre o atendimento presencial ou online, período em que serão oferecidas orientações sobre o uso da nova ferramenta digital. A partir de 2 de janeiro de 2026, o atendimento passará a ser feito exclusivamente pela plataforma online, ficando o presencial reservado apenas para casos excepcionais, mediante agendamento.

Já secretário executivo de Planejamento, Israel Cavalcanti, explicou que a iniciativa beneficiará diretamente usuários desses serviços, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com mais agilidade, conforto, além de economia de tempo e dinheiro porque reduzirá deslocamentos às unidades da Seplan.

Para garantir um serviço de qualidade, servidores das unidades da Seplan, como Geoprocessamento, Cartografia e Cadastro, Licenciamento Urbano e Econômico, e Fiscalizaçãopassaram por treinamento específico para atuar no atendimento virtual, garantindo respostas ágeis e precisas às demandas dos usuários.

Um passo a passo simples está disponível no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, explicando como enviar dúvidas e acessar o suporte da Seplan sem precisar comparecer presencialmente.

Veja abaixo o passo a passo: