Os pacientes de câncer do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, que necessita do tratamento de radioterapia, estão impedidos de realizar o procedimento. Isso porque o equipamento utilizado no tratamento está com defeito. A informação é do portal G1.
A interrupção do tratamento coloca em risco a eficácia do procedimento, que está suspenso desde o dia 2 de julho. A assessoria do hospital informa que o equipamento trata-se de um acelerador linear, que foi desligado no dia 3, para uma troca de uma peça. No dia seguinte, com a peça nova não funcionando devidamente, a máquina voltou a apresentar falhas. O problema voltou a ocorrer no dia 7 de julho. Após uma breve retomada do funcionamento pela manhã, o equipamento apresentou nova falha no período da tarde, sendo desligado mais uma vez.
Ainda segundo a assessoria do Hospital Napoleão Laureano, a peça defeituosa é importada da Alemanha e o prazo de entrega costuma ser demorado. A expectativa da direção do hospital é de que a peça chegue a tempo para que o equipamento volte a funcionar até a próxima segunda-feira (14), mas não há garantia.
O Hospital Napoleão Laureano possui quatro máquinas de radioterapia, cada uma calibrada para aplicar diferentes tipos de radiação, adequadas a perfis específicos de pacientes oncológicos. Isso significa que nem todos os pacientes podem ser transferidos para os outros aparelhos existentes, o que reduz as alternativas dentro da própria instituição.