Na manhã desta segunda-feira (13), fiscais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) identificaram mais um estabelecimento, um quiosque na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, liberando esgoto diretamente no oceano. O caso ocorre após a polêmica envolvendo o Bar do Cuscuz, que também enfrentou penalidades por despejo ilegal.
Os fiscais aplicaram ao proprietário do quiosque uma multa que pode chegar a R$ 10 mil e o alertaram que o estabelecimento poderá ser interditado caso não cesse imediatamente o despejo. A ação faz parte de uma operação mais ampla da Sudema, que segue fiscalizando estabelecimentos na Orla de Cabo Branco.
Na última sexta-feira (10), o Bar do Cuscuz e três outros quiosques foram penalizados com multas totalizando R$ 50 mil por infrações similares. De acordo com Marcelo Cavalcanti, superintendente da Sudema, esses estabelecimentos foram notificados com um prazo de oito dias para corrigir os lançamentos ilegais.
“Ontem flagramos um lançamento clandestino e hoje três, ambos lançando esgoto na galeria de água pluvial. A galeria joga no mar e as águas ficam poluídas. Até agora não flagramos prédios residenciais [jogando esgoto]. Autuamos um bar de grande porte e quiosques da orla. Nós multamos e notificamos dando prazo de oito dias para eles corrigirem o lançamento. Se nesse período eles não corrigirem iremos embargar”, afirmou Marcelo Cavalcanti