Banheiros de quiosques da orla podem ser usados gratuitamente, garante prefeitura

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizaram uma fiscalização na Orla de João Pessoa para verificar se os bares e quiosques estariam permitindo o uso gratuito dos banheiros para a população.

Na ocasião, foram afixados adesivos informativos nos estabelecimentos localizados no calçadão das praias de Tambaú e Cabo Branco, reforçando a informação.

TAC

Desde 2023, a Prefeitura de João Pessoa vem promovendo a regulamentação e ordenamento de vários serviços oferecidos na Orla da Capital, após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

No Parágrafo 2º da Cláusula 6ª, há a seguinte mensagem:

“Fica proibida a cobrança de qualquer tipo de valor para o uso dos banheiros dos quiosques e ilhas, sendo proibido ao permissionário restringir seu uso aos clientes e funcionários”. Em caso de descumprimento, o estabelecimento é notificado e pode ser multado. Em caso de reincidência, pode haver também o cancelamento da permissão de funcionamento.

Como denunciar

A população pode denunciar irregularidades quanto ao acesso gratuito aos banheiros dos quiosques da orla. De forma imediata, pode acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) ou a Polícia Militar. Também é possível registrar denúncia através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’; pela plataforma Prefeitura Conectada; pelo telefone (83) 3213-6352; ou de forma presencial, na sede da Sedurb, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.