O Governo Federal definiu, no último sábado (18), os valores de referência do programa Gás do Povo, que pretende distribuir botijões gratuitos para famílias de baixa renda de todo Brasil.
Como observado, na Paraíba, o valor base será de R$ 94,88. Ele vai servir para que o Governo repasse para os revendedores de gás autorizados.
Os preços foram publicados em edição do Diário Oficial da União (DOU). De acordo como o Governo, cerca de 498.057 famílias serão beneficiadas em todo o Estado.
O programa vai ampliar o já existente Auxílio Gás, como uma nova modalidade. Ele é voltado para famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que recebem renda total igual ou abaixo de um salário mínimo.
O valor base da Paraíba é um dos mais baixos do Brasil. Ele será válido até 31 de dezembro de 2025, devendo ser atualizados a partir de 1° de janeiro de 2026. Ainda segundo o Governo Federal, as entregas dos botijões deverão começar no mês de novembro.
Como retirar benefício
Para retirar o botijão, é necessário que o responsável da família inscrita no CadÚnico vá até uma revendedora autorizada e credenciada no programa e levar o cartão bancário do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal.
As famílias de duas ou três pessoas poderão receber quatro botijões durante o ano, enquanto as de quatro ou mais pessoas, seis unidades anuais.
A validade do benefício também varia de acordo com a quantidade de integrantes da família, a partir da data em que ficará disponível.
Famílias de duas ou três pessoas terão três meses para retirar o benefício, enquanto as de quatro ou mais pessoas, dois meses para utilizar.
Para encontrar revendedores credenciados, o aplicativo utilizado pelos beneficiários deverá exibir os pontos de revenda disponíveis.