Pizzaria é autuada por furto de energia elétrica, em Campina Grande

Uma pizzaria foi autuada nesta segunda-feira (20), pelo furto de energia elétrica em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

Como observado, a autuação ocorreu durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica e a Energisa Paraíba, no bairro do Cruzeiro.

De acordo com a concessionária, são realizadas inspeções diárias com o apoio de um sistema de inteligência e monitoramento, com o objetivo de coibir práticas de furto ou fraude de energia.

“A Energisa tem realizado ações contínuas para combater essa prática irregular, que afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarrega a rede, provoca quedas ou oscilações no serviço, danifica equipamentos e coloca em risco a segurança da população e de quem comete a irregularidade”, alerta o coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, Miranildo Gomes.

O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e causa prejuízos à população. Somente este ano, já foram identificadas 16 mil irregularidades no estado da Paraíba. Foram recuperados 23 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer 13 mil residências durante 12 meses. Ao todo, 134 pessoas foram presas por furto de energia este ano.

Ainda segundo Miranildo, apenas colaboradores da Energisa estão autorizados a realizar intervenções na rede elétrica. “Qualquer intervenção representa risco à segurança, pois geralmente é feita por pessoas sem conhecimento técnico, o que pode resultar em choques elétricos, incêndios e até mesmo morte do interventor ou de terceiros”, reforça.

Como a população pode denunciar?

A Energisa realiza fiscalizações frequentes na rede elétrica para identificar irregularidades, mas as denúncias da população também são fundamentais para combater esses crimes. Ligações clandestinas e fraudes em medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelos seguintes canais:

  • Call Center: 0800 083 0196
  • WhatsApp: (83) 9 9135-5540
  • Aplicativo: Energisa On