Posse: Miguel de Britto Lyra assume vaga de desembargador no TJPB

O magistrado Miguel de Britto Lyra tomou posse como novo desembargador da Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba  (TJPB) nesta quarta-feira (19). Britto Lyra foi promovido pelo critério de antiguidade após aposentadoria do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Conforme observado, o desembargador Miguel de Britto Lyra tem mais de 30 anos de magistratura. Após a assinatura do termo de posse, o desembargador recebeu o Diploma e a Medalha de Ordem do Mérito Judiciário, na categoria Alta Distinção.

Em seu discurso, em nome do Poder Judiciário, o desembargador Fred Coutinho destacou as qualidades pessoais e profissionais do empossado.

“Miguel de Britto Lyra traz consigo a leveza de quem sabe escutar e a firmeza de quem sabe decidir. Carrega o peso simbólico de uma missão e a dignidade de uma vocação. E vocação não se improvisa: revela-se, lapida-se, floresce ao longo de uma existência inteira”, afirmou.

Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça Ana Maria de França Cavalcanti destacou o estilo humano e exemplar do magistrado. “O senhor não ensinava com advertência. Ensinava com o exemplo. A cada sentença, a cada audiência, mostrava o que era ser juiz: íntegro, justo e humano”, declarou.

A saudação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi realizada pela advogada Giovanna Paula Batista de Brito Lyra Moura, filha do empossado.

“Pai, estamos em júbilo pelo dia de hoje. Deus nos permitiu viver um momento tão esperado, tão merecido. Tudo tem o seu tempo determinado”, disse ela, citando o livro de Eclesiastes.

Em seu discurso de posse, o desembargador Miguel de Britto Lyra destacou a importância da gratidão em sua trajetória. “Nas palavras de Cícero, a gratidão é a mãe de todas as virtudes”, afirmou, agradecendo a todos que o acompanharam desde 1989, quando iniciou na magistratura.

Ele ressaltou que deixa a magistratura de 1º grau após 36 anos de atuação, sendo 29 deles na 3ª Vara Cível, e assegurou que seus ideais permanecem os mesmos. “Essa mudança não altera meus ideais. Meu compromisso com o direito e a justiça se renovam neste instante”.