Os Estados Unidos decidiram suspender o processamento de todos os vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A apuração foi divulgada pela Fox News, nesta quarta-feira (14), que afirma ter tido acesso em primeira mão a um memorando do Departamento de Estado americano.
A medida deve passar a valer a partir de 21 de janeiro, informou a emissora. O documento orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente enquanto o governo reavalia os procedimentos de triagem e verificação. Nenhum prazo de retorno dessa verificação foi fornecido.
Segundo a emissora, a medida do governo do presidente Donald Trump faz parte de um “esforço para coibir candidatos considerados propensos a se tornarem um encargo público”.
A Fox News afirma que os funcionários consulares foram instruídos a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, considerando questões como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e até mesmo a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo.
Segundo o memorando, candidatos idosos ou com sobrepeso podem ter pedidos rejeitados, assim como aqueles que já receberam assistência financeira do governo ou foram institucionalizados.
A lista de países afetados inclui, além do Brasil, Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e outros.
Fontes do governo brasileiro disseram que foram pegas de surpresa sobre o possível cancelamento de vistos e o governo Lula defende cautela e aguarda a formalização da decisão.
Uma fonte do governo americano afirmou à correspondente em Nova York, Priscila Yazbeck, que não há detalhamento sobre a medida e o governo brasileiro não foi comunicado.
A decisão ocorre em meio à ampla repressão à imigração promovida por Trump desde que voltou à Presidência em janeiro do ano passado.
Em novembro, Trump prometeu “interromper permanentemente” a imigração de todos os “países do Terceiro Mundo” após um tiroteio perto da Casa Branca por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, publicou na rede social X a notícia sobre o congelamento do processamento de vistos.




