Enem 2025: professora orienta candidatos a levar lanche leve e começar prova pela redação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 estão próximas. Já neste domingo (9), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, bem como a redação.

A professora Josy Kelly, Graduada em Português e Libras e Mestre em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concedeu entrevista sobre dicas, orientações e o que levar para o exame.

Primeiro passo: verificar local de prova

Josy Kelly explicou que é importante que o candidato verifique seu local de prova, pensando principalmente no trânsito e deslocamento até onde o exame será aplicado.

“A primeira coisa que o candidato tem que fazer é olhar o local de prova. Onde é que ele vai fazer prova? É perto ou é longe de onde mora? Para pensar na questão do trânsito, a logística para o dia”, explicou Josy.

O que levar para o exame?

A professora destacou que, no sábado que antecede a aplicação das provas, os candidatos já podem se organizar, deixando os itens que irão levar separados previamente. Dentre eles, estão documento com foto, água e principalmente um lanche leve.

Outro item indispensável apontado por Josy é a caneta que será utilizada no Exame. Ela aconselha os candidatos para que levem mais de uma unidade, pois estão sujeitas a falhas e imprevistos. As canetas precisam ser esferográficas e de material transparente, exclusivamente de cor preta.

“Na véspera, aconselho separar documento com foto, um lanche leve, pode ser bombom também, bala, chocolate e água. Não leva só uma caneta, leva várias canetas. Isso é muito importante. Não pode ser caneta em gel, tem que ser caneta esferográfica de material transparente, na cor preta”, destacou a professora.

Domingo de Enem: roupas adequadas e sair cedo de casa

Josy Kelly aconselhou também para que, no domingo de prova, os candidatos revisem tudo que irão levar e saiam cedo de casa, para evitar atrasos. De acordo com a professora que ministra um curso de redação, utilizar roupas confortáveis são ideais para realizar o exame, visto que o item também interfere no desempenho do Enem.

A professora destacou que é importante pensar nas condições da sala onde a prova será aplicada. Como exemplo, ela utilizou a presença de ar-condicionado, que pode deixar o ambiente frio e, dependendo da roupa utilizada, atrapalhar na realização do exame.

“No dia, aconselho que o candidato saia cedo, veja se organizou tudo isso: caneta, lanche, água, uma roupa confortável. Ele precisa pensar: ‘será que na minha sala vai ter ar-condicionado?’ Então, leva um casaco. ‘Será que na minha sala vai estar quente?’ Leva o casaco, se não usar, coloca embaixo da cadeira, que não tem problema nenhum. Mas a roupa também interfere no dia, no momento de fazer a prova. Então, são alguns pontos que o candidato deve prestar atenção”, aconselhou Josy.

Por onde começar a prova?

Josy, que também é Mestre em Literatura, sugeriu que o ideal é que os candidatos comecem a prova pela redação, por levar um tempo maior para ser feita. O primeiro passo é tomar conhecimento de qual tema deverá ser abordado e, em seguida, anotar tudo que o candidato lembrar inicialmente, podendo começar o texto, que possui peso considerável na nota final do exame.

“Sempre sugiro que comece a prova pela redação, ver logo o tema e fazer anotações daquilo que lembrar. Em seguida, partir para a prova de linguagens e de humanas. A redação tem um peso e demanda tempo. Então, começar por ela é uma forma, inclusive, de você já conseguir fazer ali um bom texto”, sugeriu Josy.

De acordo com sugestão da professora, o candidato não deve passar a redação a limpo assim que conclui-la. Podem ser feitas as provas seguintes, pois qualquer alteração que o candidato pense e lembre de fazer ainda será válida, fazendo ao final uma revisão e, somente após este processo, passar o texto para a folha que será entregue.

“Não passa a redação a limpo logo. Vai para a prova de linguagens, à medida que você vai avançando nela, você pode dar uma revisada na sua redação para somente então, quando tiver certeza de que está tudo certo, passar a limpo a redação”, disse a professora.

Josy Kelly finalizou a entrevista relembrando que os portões dos locais do Enem são abertos sempre às 12h e que é de extrema importância se programar antes para evitar imprevistos.

“É importante se organizar previamente, não deixar nada para fazer em cima da hora, porque a gente sabe que imprevistos podem acontecer. Sai de casa cedo, os portões abrem ao meio-dia, é melhor ficar lá esperando do que chegar atrasado e correr o risco de virar um meme para o Enem”, finalizou Josy Kelly.

Josy Kelly, professora de Redação. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo domingo de Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pela realização do Enem, no segundo domingo (16), os candidatos farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame já está disponível e pode ser consultado na Página do Participante. Ele traz informações como número de inscrição, data, hora e local da prova.