OAB estuda processar a paraibana Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, por fala contra advogados

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estuda processar a presidente do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros, após ela ter declarado que poderá acionar na Justiça os advogados que orientam produtores rurais a entrar com pedido de recuperação judicial. A OAB enviou notificação extrajudicial para Tarciana, nesta segunda-feira (18), pedindo respostas sobre sua declaração dada na última sexta-feira (15) durante entrevista coletiva.

Tarciana relatou, na coletiva, que o setor jurídico do Banco do Brasil está avaliando os escritórios que orientam de forma evidente para a prática.

A OAB informou que vai utilizar todos os recursos disponíveis para defender as prerrogativas da advocacia, adotando as medidas judiciais cabíveis no caso. A Ordem aponta tentativa de criminalização da advocacia.

O Banco do Brasil se pronunciou dizendo que respeita o exercício da advocacia e que o combate é contra a prática inadequada de alguns advogados que, segundo o BB, é contrária aos preceitos éticos da própria OAB. Ainda segundo o banco, essa prática sobrecarrega o sistema judiciário brasileiro e prejudica a vida de produtores rurais.

O Banco do Brasil também relatou que já procurou a OAB para discutir o assunto.