Varejo da Paraíba registra tem 3ª maior taxa de crescimento do País em agosto

O varejo da Paraíba cresceu 4% em agosto sobre o mesmo período de 2024 e teve terceira maior taxa de crescimento do País. O dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Conforme observADO, três estados do Nordeste lideraram o crescimento do varejo no Brasil em agosto. Segundo a pesquisa são eles: Rio Grande do Norte (7,3%), Maranhão (4,3%) e Paraíba (4%).

O Brasil registrou uma leve alta de apenas 0,4%. Onze estados tiveram retração no varejo em agosto.

A Paraíba também se destacou nacionalmente nos outros dois comparativos do comércio varejista. A taxa de crescimento de agosto sobre julho deste ano ficou em 1,9%, enquanto a taxa do acumulado dos oito meses do ano alcançou 5,5%. Nos dois comparativos, a Paraíba também alcançou a terceira maior taxa do País.

O Secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, revelou que o resultado do varejo é mais um índice positivo da Paraíba. “Os resultados das pesquisas do varejo servem como um dos principais termômetros da atividade econômica dos Estados e a Paraíba vem se destacando nacionalmente. Isso é devido à nossa roda da economia que está girando de forma mais intensa”, frisou.

Comércio ampliado

Em relação ao varejo ampliado (atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo), a Paraíba apresentou alta de 2,3% de agosto sobre o mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos oito meses do ano, a Paraíba cresceu 5,1%, representando a segunda maior alta entre as unidades da federação. No indicador, o País teve queda tanto em agosto (-2,1%) quanto no acumulado do ano (-0,4%).

Segmentos que mais cresceram

Na comparação de agosto sobre o mesmo mês do ano passado, a pesquisa do IBGE revelou que seis das oito atividades cresceram: Móveis e eletrodomésticos, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Tecidos, vestuário e calçados, Livros, jornais, revistas e papelaria e Combustíveis e lubrificantes.

As duas atividades em queda nessa comparação foram Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Sobre a Pesquisa Mensal do Comércio

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.